Image Map

sábado, 6 de abril de 2013

A maldição do canal 9


O canal 9 na TV aberta de São Paulo só pode ter recebido uma praga muito forte. Sim, pois em 1970, a TV Excelsior teve seu fim decretado pelo governo militar antes da própria falência. O espaço ficou vago durante 13 anos, até que foi ocupado pela Rede Manchete, de Adolpho Bloch. Problemas de administração e sucessivas crises a levaram à extinção em 1999. No mesmo ano, os sócios Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho adquiriram a concessão para ali lançar uma nova emissora, inicialmente, voltada ao público A.
Após se autointitularem por anos como “a rede de TV que mais cresce no Brasil” e de ser pioneira na adesão de novas tecnologias, a emissora vem, desde a saída do 'Pânico', amargando perdas importantes em seu leque de produtos e em sua credibilidade diante do público e do mercado.
Tem boa ideia, mas não tem qualidade
Maior audiência do canal atualmente










Hoje, são poucos os programas da RedeTV! que tem um nível de qualidade considerável, mas ainda sim não são bonificados com reconhecimento do público, consequência das atitudes precipitadas da casa. Hoje, metade da programação da emissora é feita por programas próprios, onde alguns beiram o amadorismo. E a outra metade? Bem, são horários alugados para clientes como Igreja Internacional da Graça de Deus (missionário R.R. Soares), Nestlé, Super Papo (serviço telefônico de chat), Igreja Presbiteriana, Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (pastor Silas Malafaia), Igreja Bola de Neve, Ultrafarma, Apeoesp, entre outros.
O mau da RedeTV! é não trabalhar em cima dos produtos que já tem. Ela tem a oportunidade de contratar  bons apresentadores, produzir bons programas e melhorar os que já tem, trazer novidades, mas nada é feito. A maioria dos programas estão em horários inadequados e outros com formatos que precisam de uma boa mexida. Outros só precisam de mais investimento. Alguns cenários me dão vergonha. Tempos atrás, eu vi que o canal estava tirando do ar  os programas por baixa audiência, como se o resto tivesse bom ibope. Aí uma equipe é dispensada ou remanejada, além cenários e apresentadores descartados. 
Qualidade Classe A
Dá para fazer uma programação melhor? Com certeza. Dá para fazer programas com qualidade? Basta investimento. A emissora pode ter toda a tecnologia do mundo, mas eu não vou parar no canal para apreciar apenas a qualidade de imagem e sabendo que vou ter 50% de chance de assistir infocomerciais, sendo que os outros canais podem me oferecer melhores opções mesmo com o menor dos investimentos. Se continuar assim, a maldição do canal 9 vai fechar mais uma empresa. Se bem que por um lao pode até ser uma boa ideia, pois assim o espaço estará livre para alguém que queira fazer televisão de verdade.