Image Map

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Para quê serve o Papa?


Nessa semana, ao ver o twitter "pessoal" do papa Francisco sendo atualizado, arrisquei umas palavrinhas em espanhol e mandei uma mensagem para ele e, por incrível que pareça, ele me respondeu. Parece mentira, poderia ser um fake, só que não. Eu tenho um motivo para ter certeza de que realmente era ele atualizando, pois comecei a segui-lo no twitter pouquíssimos segundos depois do "Habemus Papam". Ou seja, não tinha dado tempo de criar fakes, nem nada do tipo. Ainda tinha poucos seguidores e ainda era atualizado como arcebispo de Buenos Aires. Esse foi só um esclarecimento, mas não é o ponto em questão. Na verdade, depois desse episódio, eu me perguntei o porquê de estar tão feliz, afinal eu nem sei direito o que o papa faz de tão incrível. Sei o que ele representa e isso já me basta até agora. Mas a nível de curiosidade e conhecimento, para que um papa serve? Só fazer missas e acenar ao povo?
Eu acredito que seja uma pergunta pertinente, afinal, um novo foi escolhido recentemente, além do que, a opinião de um líder de igreja sobre os fiéis já não provoca tantos efeitos - não quando se refere a questões pessoais -, assim como tem poder para mudar o mundo. Bento 16, por exemplo, não ganhava salário, mas tinha quatro empregadas, um mordomo e um secretário. "São a minha família", dizia. A rotina era acordas as 6h, fazer a higiene pessoal, discutia a agenda do dia, estudava teologia nas horas vagas e dormia às 19h30. Era isso, bem simples, e com o papa Francisco I deve ficar mais simples ainda. Jorge Mario Bergoglio insistiu em pagar a conta do hotel que se hospedou durante o conclave e recusou a cruz de ouro e o papa-móvel. Francisco deu um ar mais humano e bem-humorado ao papado.
Entretanto, ele ainda prefere se calar sobre temas como aborto, camisinha ou sexo antes do casamento. De resto não muda muita coisa. Vale ressaltar, que, segundo o IBOPE, 96% dos jovens católicos  são a favor da camisinha. A mesma pesquisa contata que os jovens da igreja têm opiniões diferentes com relação a Igreja sobre outros temas espinhosos. Então, poxa vida, se a opinião do papa entre num ouvido e sai pelo outro, para que ele serve? 
Papa João Paulo 2º
Primeira função, ser o responsável pela diocese de Roma. Nada tão extraordinário. Em sua função mais conhecida, o papa "Chico" - com todo respeito -, pode banir teólogos, canonizar beatos e nomear cardeais, além de ser chefe de Estado do Vaticano. Ele delega a administração dos cardeais e manda e desmanda nos habitantes da região. Ninguém pode julgá-lo nem recorrer de suas decisões. A mais difícil e ampla de suas missões, é tentar manter a paz entre a Igreja Católica e as outras religiões cristãs. João Paulo 2º levou isso a sério e surpreendeu com suas medidas de aproximação e visitas em templos de outras religiões. 
O papa Francisco ainda nem assumiu e já é pop, coisa que só vi João Paulo 2º ser. A atenção sobre o chefe da igreja que ele virou uma espécie de porta-voz da humanidade e suas opiniões viram um fato global instantaneamente . Então, ele pode até não ser tão influente quando o assunto se atrela à vida pessoal dos fiéis, mas se ele for dinâmico, simpático e negociador, como foi o ante-penúltimo papa, certamente irá deixar um legado valioso. Papa Francisco tem tudo para isso. Salve, Jorge.
Bibliografia: Revista SuperInteressante