Image Map

sexta-feira, 15 de março de 2013

Ah, essas amizades que cobram...


Se tem coisas na vida que não se pode cobra na vida é amizade, amor e saudade. Claro que existem muitas outras coisas que não podem se cobrar, mas nessas três que eu quero focar. Sim, de uns tempos para cá recebi muitas cobranças de amizade de pessoas que eu não consigo entender o porquê me cobram. Ou não há um vínculo ou por falta de presença na minha vida. 
Amizade não é ficar mandando mensagem, falando ou vendo toda hora, todo dia, toda semana, para saber que a existe carinho, existe amor e que a pessoa estará lá quando você precisar. Hoje, tenho muitos amigos assim. Laís e Sárvia, por exemplo,
as vejo de vez em quando e arrumamos um programa com amigos em comum e passamos dias sem se falar e semanas sem nos ver e ainda sim não há cobrança porque sabemos que existe amizade e ponto. A mesma coisa com Pádua e Lauro; nos falamos no facebook, sms, mas há uma parceria infinita. Com Gabriel e Jéssica, que moram em cidades diferentes, mas a amizade, o carinho, continua e quando nos vemos é só piração (piada interna). Ainda existem alguns poucos são amigos sem cobrança e aposto que dos conhecidos que lerão esse texto ainda vão me cobrar por não ter tido o nome citado aqui no texto. 
É igual quando você vai ao shopping com os amigos mais íntimos e depois, um milhão de pessoas vêm perturbar perguntando porquê você não chamou as outras pessoas e etc. A gente é obrigado andar em bando, agora? Amigos são assim, eles não se ofendem por não estarmos o tempo todo em contato com eles. Eles sabem que a vida é do jeito que é, por isso cada um vive sua loucura e têm consciência de que não é mais possível estarmos juntos o tempo todo. Se não for por falta de tempo, será por outra coisa. Mas nunca gostaremos menos um do outro por isso. Ninguém precisa provar para ninguém que existe amizade, a menos que queiram. Mas os amigos que se conhecem sabem disso e não questionam. Repito, só os que se conhecem. 
Pessoas que cobram que eu apareça sem aparecerem são os que menos entendo. São os que me cobram ligações sem ligarem. Me cobram mensagens sem mandarem. Me cobram saídas sem convites. Amor e saudade são coisas cobradas automaticamente com a cobrança da amizade. Eu faço questão da amizade, não da atenção absoluta. O que importa é eu saber se eles estarão ali quando eu precisar e, no final das contas, se você perceber, esses são os verdadeiros. Então, aprendam que amor não se inventa, saudade não se impõe e amizade não se cobra.