Image Map

domingo, 17 de março de 2013

Você não perde por ESPIAR

Essa semana um vídeo de um homem que ao ser entrevistado por Vinícius Valverde - repórter do BBB - aproveitou para falar sobre as baixarias da televisão. Mas como já é de praxe, atacou os programas da Globo e o vídeo ganhou grande repercussão. Houveram pessoas de todos os tipos e morais concordando e descordando desse rapaz e eu sou um dos que discorda. Mas se todos clamam por cultura na televisão, porque canais de cultura tem um índice de audiência baixíssimo, muito perto de zerar? A resposta você pode escolher: pseudointelectualismo, falsidade, dissimulação, narcisismo, falso moralismo hipocrisia.
Rafael achou que estaria impressionando por suas palavras, mas o repórter se mostrou muito superior. O entrevistado só impressionou pela coragem, mas só falou o que muito se repete em qualquer lugar, enquanto Vinícius ressaltou a a liberdade de expressão da televisão e foi sincero: se não quer assistir, muda de canal!    As pessoas que mais falam da Globo, são as que mais me parecem burros com viseiras. Não olham para os lados, não enxergam qualidade, jornalismo, cultura em outros lugares. A Globo é uma empresa privada e produz o que interessa ao público, porque isso obviamente vai garantir um retorno. As pessoas que escolhem o que assistir, então, a televisão é um reflexo das pessoas e se elas derem audiência para programas "melhor elaborados" é nisso que qualquer emissora irá investir, sem dúvida alguma. As pessoas falam de democracia, mas nesse caso, o rapaz que encarou as câmeras da Globo e todos aqueles que o consideram um herói, esquecem dos elementos básicos da democracia: liberdade de escolha e expressão.
Não estou aqui falando que Big Brother é um programa de conteúdo intelectual elevado e muito menos que todos tenham que gostar e assistir qualquer porcaria, estou me posicionando contra essa hipocrisia clichê que muita gente tem e nem sabe o porquê ou nem sabe que tem. Na verdade, acho que o BBB representa bem o que se passa em qualquer relação interpessoal aqui no mundo real. Ou vocês querem me dizer que, durante as festas, há mulheres que se esfregam em qualquer "macho" e que falsidade daquele jeito só existe lá dentro do programa? Querem mesmo me convencer que a exposição de corpos sarados só acontecem lá? O Instagram e Facebook estão cheios de meninas mostrando os peitos e as bundas, e os rapazes mostrando os músculos que têm e os que não têm . A única coisa de mais ou menos diferente que existe lá, é que eles estão programa de TV. Mas aqui fora também tem quem queira te derrubar, te "eliminar" para passar na tua frente, independente do objetivo. Quem não tem uma amiga, conhecida ou parente que se embebedou nas festas e pagou o maior mico? Tem gente que não se enxerga.
Eu assisto o Jornal Nacional e não sou mais culto do que ninguém, assim como assisto reality show e não sou mais alienado que ninguém. Você se sente melhor do que alguém só porque assistiu o Jornal? Alienados são muitos desses que compartilham sobre o "emburrecimento da população" e nem tem uma opinião formada sobre isso. A única coisa que querem é o status de parecer mais intelectual. Sou a favor do bom senso. Ele deve torcer pro Flamengo e assistir todos os jogos que passam na televisão, mas isso pode, porque futebol nos proporciona um nível de cultura elevadíssimo. Todo mundo tem suas "futilidades". Há quem goste de futebol, novelas ou realities. Este é mais um paradoxo; um pseudointelectual que só quer aparecer.
Até a próxima! Você não perdem por espiar, ou melhor, por esperar.