Image Map

quarta-feira, 20 de março de 2013

Tropeçando nos mesmos erros


Desde domingo, o Rio de Janeiro sofre com as chuvas bastaram dois dias para causar vários transtornos no Estado e, principalmente, nas cidades que foram atingidas e registraram mortes decorrentes da forte chuva. Já foram registrados 21 pontos de deslisamento e alagamento, além de muitas famílias que estão desabrigadas. Mas de quem é a culpa? Dos moradores que insistem ficar ou das autoridades responsáveis, ou melhor, irresponsáveis.
O número de mortos causados pelas chuvas já chegou a 27 e os feridos já somam 18. Cerca de oito pessoas ainda estão desaparecidas. As mortes ocorreram em Quitandinha, Doutor Thouzet, Alagoas, Lagoinha, Bingen e Independência. Outras duas pessoas resgatadas com vida não resistiram e morreram no hospital. Mais de 1.466 pessoas estão em abrigos improvisados e não podem voltar para casa. Em comunicado, a Presidente Dilma Rousseff defendeu a adoção de medidas "um pouco mais drásticas" para retirar pessoas que se recusam a sair de áreas com risco de desastres.
Nessas horas todos viram vítimas e todos tem muitos seus motivos. As pessoas, normalmente, insistem em não deixar pra sair das áreas de risco depois ou porque gostam de onde vivem e ainda não se sentem dispostos a sair ou porque, de fato, não conseguem sair. Por outro lado, o governo tenta empurrar com a barriga um problema emergencial, urgente!
Mas essa história de mortes por conta das chuvas todo início de ano eu já venho percebendo a uns três ou quatro anos e sabia que dessa vez não seria diferente, só estranhei porque dessa vez veio em março e não em janeiro como nos últimos anos. Ano retrasado morreram cerca de 900 pessoas e de lá pra cá muita coisa aconteceu como ajudas emergenciais, visita da presidente, promessas, milhões em repasse, desvio de dinheiro, prefeito denunciado, prefeito cassado. E o que foi resolvido? Nada. O Japão sofreu coisas horríveis como tsunamis, terremotos e o "diabo a quatro" quase que literalmente. E depois da tragédia, o que foi resolvido? Tudo e mais um pouco. Ficaram melhores ainda.
Aconteceu de novo. Pessoas morreram, serras desmoronaram e o governo tem mais uma uma infeliz oportunidade de fazer algo que resolva a vida dessas pessoas. Não adianta a Dilma, o Papa ou quem quer que seja, mandar esse pessoal sai dali. Vão sair como? Os trabalhadores não conseguem dinheiro fácil como esses porcos da política conseguem e as pessoas não podem viver eternamente em abrigos. É aí que o governo tem que entrar, construir casas, apartamentos para botar essas pessoas, senão todos os anos elas vão sofrer com a mesma coisa, por não ter para onde ir. Somos s líderes em pagamentos de impostos, não é possível que numa hora dessas eles não sirvam pra nada. Sábios foram os japoneses que aprenderam com as falhas. Tolos somo nós que tropeçamos sempre nos mesmos erros.