Image Map

terça-feira, 2 de abril de 2013

Rivalidade histórica entre Adidas e Puma


Na década de 20, Adolf e Rudolf Dassler começaram a investir na produção de calçado esportivos na área de serviço da casa que moravam. O negócio começava a crescer e render mais que o esperado, alcançando o fornecimento de sapatos para atletas Olímpicos. Adolf era quem pensava e desenvolvia os sapatos, enquanto Rudolf os vendia. Os irmãos aderiram o partido nazista quando Hitler tomou o poder, em 1933, e depois de muitos conflitos decidiram romper a parceria. Uma guerra de orgulhos feridos começava, dando  origem às grandes marcas Adidas e Puma, que dispensam apresentações.

Por trás da rivalidade entre as duas empresas, está uma violenta briga familiar, Como ambos trabalharam juntos na própria fábrica, a Dassler Brothers Sports Shoe Company - que tinha sede na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha. Mesmo apoiando o partido nazista, ainda conseguiram convencer o atleta americano Jesse Owens a utilizar seus tênis na Olimpíada de 1936, quando venceu quatro medalhas de ouro. A vitória do americano deu grande exposição aos sapatos e a marca explodiu. 
Mas nem tudo eram flores, afinal, após o fim a Segunda Guerra Mundial, os irmãos já não aguentavam mais trabalhar juntos. Segundo uma reportagem feita pela CNN, o estresse começou quando em um bombardeio, Rudolph e sua mulher se juntaram a Adolf e sua esposa para se proteger. A mulher de Adolf teria dito que "os bastardos estão de volta", se referindo às forças aliadas, mas a mulher de Rudolph convenceu o marido de que o comentário se dirigiu a ela e sua família. Além disso, quando Rudolph foi chamado para o serviço militar ele suspeitou que tudo havia sido tramado por seu irmão e sua esposa para que ele fosse afastado dos negócios da empresa. Separados, Adolf criou a Adidas e Rudolf criou a Puma.
Os dois construíram fábricas concorrentes em lados opostos da cidade e criaram uma grande rivalidade entre os moradores, fazendo com que algumas empresas locais vendessem apenas tênis de uma marca ou outra. Herzogenaurach chegou a ficar conhecida na época como "a cidade dos pescoços tortos", já que os moradores olhavam primeiro para os sapatos da outra pessoa antes de iniciar uma conversa.
Anos depois, os filhos de ambos continuaram com a rixa, até que na  Na Copa de 1970, primeira a ser transmitida ao vivo pra todo o mundo, Pelé foi garoto propaganda da Puma. Na partida entre Brasil X Peru, enquanto o juiz estava prestes a autorizar o início do jogo, Pelé, instruído por Rudolf, pediu para amarrar suas chuteiras. Neste momento, todas as câmeras focalizaram o pé do Rei e a listra branca que na época identifica a Puma, dando gigantesca visibilidade a marca. E mais, anteriormente o Rei era patrocinado pela Adidas, o que deixou Adolf ainda mais furioso. 
De acordo com a CNN, mesmo na morte a rivalidade ficou exposta entre os irmãos, já que ambos foram enterrados no mesmo cemitério, mas em extremidades opostas, ficando o mais longe possível um do outro. Porém, em 2009, o fim da rivalidade entre as empresas foi simbolizado por um jogo envolvendo os funcionários das duas empresas. 
Biblio.: Imagens Históricas e Bravemw