Image Map

terça-feira, 30 de abril de 2013

Rede Record: ERROR 404

Depois de andar em baixa, durante alguns meses atrás, a Record voltou a insistir na ideia de que está "A Caminho da Liderança", que foi criado em 2004. A meta dela era conseguir chegar à liderança em no máximo 10 anos. Quem acompanha os bastidores, sabe que a emissora costuma por investir milhões de reais em seus programas e que a maioria absoluta não corresponde às expectativas. Se para vencermos um jogo, temos que contar com o erro do oponente, onde está o erro da Record?
Depois de tanto copiar a Globo, parece que hoje a emissora de Edir Macedo está começando a desenhar uma identidade própria. Este é um dos grandes defeitos, a falta de identidade. Pautas, cenários, nome dos programas, tudo muito semelhante. Hoje eu sinto que as coisas estão começando a mudar, a "inspiração" que a Globo provoca na Record, já não está tão evidente como antes.
Talvez ela seja prepotente demais em alguns momentos. Quem não lembra das matérias que ela sempre faz quando algum programa dela ganha de algum da Globo? Dizendo que ela já cresceu milhões em porcentagens e que rival só vem caindo? Isso é um forma de tentar manipular a massa, mas isso ninguém compartilha no facebook porque a Globo é vista como o "mal do mundo inteiro", então ela merece ser atacada. 
ticiane
A maioria dos programas que a Record produz, têm estruturas impecáveis, mas poucos tem conteúdo qualificado. Uma outra qualidade, é que ela não tem pena de investir. E está certíssima, afinal show business é puro investimento. Entretanto, o desgaste que a Record provoca com os programas que estão dando certo, acaba com o produto. O "Hoje Em Dia" chegou a ter cerca de quatro horas de duração, porque estava dando boa audiência. Balanço Geral - SP - teve sua duração aumentada, pois estava muito próximo da liderança. O mesmo aconteceu e está acontecendo com O Melhor do Brasil, Cidade Alerta, Fala Brasil, A fazenda e etc. Eles levam a imagem de seus formatos e apresentadores à exaustão. 
Engana-se quem acha que jornalismo bom só se encontra na Globo. Record e Band produzem jornalísticos muito bons. A emissora do Macedo, consegue ser melhor que a líder em muitos momentos de seu jornalismo. Só pecam pelo sensacionalismo de programas como Balanço Geral e Cidade Alerta, mas quando querem fazer um jornalismo competente, não tem quem a segure.
 
A Record pode produzir qualquer programa, de qualquer seguimento, com todos os investimentos do mundo, mas se ela não tiver carisma e o horário adequado, nada vai dar certo. A Globo é superior porque conta com tecnologia e o principal, o fator humano. A Globo conta com artistas queridos e a Record poderia ter também, mas ela desgasta qualquer um. Ela tem a máquina, mas não tem o fator humano. Se toda a tecnologia da Globo for jogada fora, mantendo-se apenas seu cast ela ainda permanecerá no primeiro lugar, porque não é a máquina, mas, sim, a pessoa que faz a diferença.