Image Map

sábado, 20 de abril de 2013

Lucas Entrevista : Anne Glauce




Cá estou eu de novo com mais uma edição do "Lucas Entrevista". Hoje, com uma convidada que admiro muito e fiquei muito feliz em poder entrevistá-la desta vez! A entrevista inédita foi publicada ano passado, mas como estou em outro momento, acredito que seja interessante para mim e para meus colegas, além de você leitores, é claro, darmos uma olhada no que essa grande profissional tem a dizer. Confiram:
Grande comunicadora da imprensa maranhense. Essa mulher é jornalista, escritora, coordenadora, assessora, diretora, editora-chefe, poeta, flâneur além de outras infinitas funções e habilidades. Além de ser mãe, é uma brilhante profissional que deixa claro a sua paixão pelo que faz, afinal "vida sem paixão não é vida". Demonstra que gosta mesmo é de desafios, de dar voz à verdade, de encarar o que tiver pela frente de peito erguido. Muito simpática, educada e inteligente, hoje entrevisto uma pessoa que admiro até a raiz do cabelo. Hoje entrevisto a comunicadora Anne Glauce Freire!



Vamos, então, à ficha técnica dessa linda:

NOME: Anne Glauce Telles Freire
IDADE: 40 anos
ALTURA: 1,58 m
PESO: 65 Kg
PROFISSÃO: Radialista
ESTADO CIVIL: Divorciada

Sobre o assunto "profissão", vou começar com a mais básica das perguntas, mas que é um tanto quanto "cabeluda". Para quê serve o "jornalismo"? 
Para Mostrar realidades distantes, unir, dar voz, redimir, salvar, denunciar, comemorar, tudo isso com o simples ato de comunicar, mas com verdade, sempre. 

Uma dúvida pessoal: Quais os ramos que um comunicador pode trabalhar? Como é mercado de trabalho aqui em São Luis? 
A Comunicação Social é dividida em Habilitações. São elas: Jornalismo, Radio/TV, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda. O mercado em São Luís é pequeno, ganha-se menos que no Sudeste, por exemplo. Mas o importante pra quem está começando é saber que tem que estar preparado estudando, fazendo cursos e acumulando experiência dia a dia! 

Quem acompanha os meios de comunicação em geral, sabe que o sensacionalismo não é mais algo raro de se ver. Programas que abusam do sofrimento alheio, que exageram nas expressões e no relato de fatos, sempre apelando para a "emoção". Você apoia essa postura? Você acha que as vezes ela deve ser usada como meio de chamar um pouco de atenção? 
Não concordo com nada que possa ferir a dignidade humana. 

Que tipo de profissional você se define? 
Sou uma profissional que gosta de desafios, estou sempre atenta às novidades, às novas linguagens e possibilidades dentro da Comunicação. Gosto sempre de estar me aperfeiçoando, ler e fazer cursos é uma necessidade que tenho, sou agregadora. 

Eu sempre tive curiosidade de saber se nesse meio, principalmente do jornalismo televisivo, existe muita gente de nariz empinado? Acontece muito de "pessoas" estarem em uma determinada posição por serem bem relacionadas ?

Acredito que a vaidade, o Quem Indica nunca irão superar a competência! 

Uma coisa que também percebo é a estrutura dos programas da televisão maranhense, tanto jornalísticos quanto de entretenimento, não tem uma qualidade tão boa, são poucos os que passam pelo "meu crivo", rs. Quando falo de estrutura, me refiro a GC's, cenários, vinhetas e etc. A causa disso tudo está aonde: na falta preparo, falta de recursos, não tem gente especializada para isso, onde afinal? 

O cenário tem mudado! Tem muita gente boa no mercado. Mas, às vezes, falta sim estrutura. 

Qual é a melhor e a pior parte de ser jornalista? 

Levar notícias boas e levar notícias ruins, respectivamente. 

Para ser um bom jornalista o que precisamos ter/ser? 

Como em toda profissão é preciso gostar, ter dom pra coisa, se dedicar. Quem quer ser jornalista tem que esquecer dia santo e feriado e também final de semana, pois a notícia não para, nem espera! Tem que aprender as técnicas. 


Você ainda tem alguma meta profissional? Algum plano maior para sua carreira? 

A gente nunca pode parar, estancar, é o que eu falei no começo: sou movida a desafios! Pretendo fazer um mestrado na área de Cultura, mas a longo prazo. 

Ao longo da sua carreira, por onde você andou trabalhando? 

Meu primeiro emprego foi aos 19 anos, ainda não tinha entrado para a Faculdade. Fui conferencista de texto no jornal O Imparcial, já na Ufma, continuei trabalhando no jornal, mas surgiu a oportunidade de apresentar e escrever o Bom Dia Maranhão da TV Difusora/SBT. Essa foi uma passagem interessante: meu professor Coelho Neto, já falecido, me viu apresentando umas chamadas da capa do jornal para a Difusora e ficou muito admirado, pois não imaginava que aquela menina com roupas de hippie sabia falar na TV! Além desses trabalhei ainda no Canal 20, extinto canal da TVN de programação local bem legal, trabalhei na rádio Capital Am apresentando e produzindo o programa Capital Mulher, fiquei algum tempo fora da TV trabalhando em assessoria de Imprensa: Multitexto e Clara Comunicação, onde atendi diferentes clientes: Norsergel, Conselho de Odontologia do MA, Cia Cazumbá, Vale, Termelétrica GeraMaranhão, entre outros. Então voltei para a TV. Na TV Cidade/ Record eu apresentei o Fala Maranhão e Jornal da Cidade, fiz reportagens e fui editora-chefe do Balanço Geral. Voltei para assessoria de Imprensa, mas agora como coordenadora, não mais como assessora e passei um ano na Cores. 

Quais foram os principais ensinamentos e experiências que você adquiriu ao longo de sua carreira? 

Aprendi que é essencial trabalhar com paixão; aprendi que gosto de lidar com gente; e que quando construímos relacionamentos profissionais, tem que ser como pai e mãe ensinaram em casa: pautados na verdade! Aprendi a ouvir todos os lados de um fato e a tomar café preto! 

Quando o assunto é mercado de trabalho, a palavra "competição" e seus derivados sempre estão associados com o tema. A gente sabe que caráter não é uma coisa que está presente em todo mundo, hoje em dia. Na maioria das vezes, os interesses pessoais e ganância acabam passando por cima da própria humildade, honestidade e de outras pessoas. Até que ponto a competitividade deve afetar no desempenho profissional de alguém? 

Sei que sou um tanto quanto romântica, mas não tenho vergonha disso, acredito que para um bom profissional a hora sempre chega, independente de puxarem o tapete! Os desonestos, invejosos, etc existem em todo lugar. Mas o bom profissional tem que se manter firme, seguro e encarar esse tipo de gente como desafio. 

Tia Anne, hoje vivemos um mundo onde muitos valores foram invertidos, onde o "errado" é o "normal" e o "correto" chega a ser "cafona", principalmente quando nos referimos aos jovens. Você concorda com essa ideia de valores invertidos? O que mais te surpreende negativamente e positivamente na juventude atual? 

É interessante olhar para a história e ver que sempre a juventude teve algo pra lutar. E hoje? Na época da informação fácil vemos muita gente vazia e quanto mais vazia mais se afasta dos valores. 

Então, A juventude é reflexo da futilidade, da fugacidade? 

Não concordo com generalizações! 

Você concorda com a frase "Más influências não influenciam boas cabeças"? 

Concordo! 

O Brasil é um pais onde política é para quem tem sangue no olho, além de sangue de barata. São muitas provocações, acusações, farsas e etc. De forma geral, você ainda acredita que o Brasil possa vir, um dia, a ser governado e ter governantes realmente honestos? De onde deve partir a mudança? 

É o povo que pode mudar! Ele tem que ter consciência do seu poder. Para tanto deve ter consciência de direitos e deveres, ser educado politicamente e também as pessoas devem começar a enxergar e ter boa memória! rs 


Você concorda com a ideia de que hoje somos "bombardeados" de informações, ou seja, recebemos mais informações do que o necessário e isso acaba nos prejudicando, de certa forma? 

Somos bombardeados sim, mas a gente normalmente só filtra o que interessa, acho que não dá pra prejudicar não! 

Essa é pra fechar o bloco de "opiniões". Sem explicações, responda SIM, se concordar, ou NÃO, para o contrário. Você é a favor da: Liberação da maconha? Da união estável homoafetiva? Adoção por um casal gay? Do aborto? Cotas sociais/raciais em faculdades? Pena de Morte? Prisão Perpétua? Da eutanásia? 

Não. Sim. Sim. Depende do caso! Sim. Não. Sim. Sim. 

Você sabe que as redes sociais acabam influenciando muito nas relações , hoje em dia. O que as redes sociais significam para você e qual é a influência delas na sua vida? 

As redes sociais são espaços democráticos maravilhosos, você fala o que pensa, você propaga ideias, você faz amizades, você mantem contato com os amigos, você conhece realidades diferentes. Ela é importante pra me manter em contato com meus amigos distantes e me manter alerta às novidades em geral. 

Tia Anne, qual é o seu maior sucesso individual ? 

Falando só do lado profissional meu sucesso é: Manter-me íntegra, trabalhar com o que eu de fato gosto, ter construído meu currículo com experiências profissionais enriquecedoras, conseguir repassar meus conhecimentos. 

Como você lida com a hipocrisia das pessoas? O que mais te incomoda? Falsidade, mentira... 

Afasto-me de pessoas assim! Falsidade, mentira, injustiça, preconceito, maldade, agressividade, tudo isso me incomoda ao extremo. 

Você consegue conciliar sua rotina profissional com a da sua família numa boa? 

Nem sempre! Quando eu trabalhava em TV e minhas filhas eram menores, minha mãe dizia que elas estavam crescendo só vendo a mãe pela TV! 

Quando não tem nada para fazer, qual é o seu Hobbie? 

Adoro escrever, ler, fazer comida. 

Para finalizar, vamos fazer um Bate-bola. Complete com uma palavra : 

Um sonho... mochilar na Europa! rs 

Maior qualidade... verdade 

Maior defeito... ansiedade, às vezes. 

Uma frustração... não tenho. 

Uma alegria... duas: minhas filhas. 

Um arrependimento... nenhum. 

Um ídolo... meu pai 

Um livro... depende da fase, tem fase de leitura técnica, séria de mulherzinha, mas um que gostei muito foi Comer, Rezar e Amar. 

Uma frase... Love is my religion. 

Uma música... Don’t worry, Be happy – Martnalia (pela letra) 

Em mim mudaria... nadinha! 

Na internet, acessa... cultura em geral, conteúdos de comunicação, redes sociais. 

Na televisão assiste... a programas de cultura, culinária, entrevista legal, seriados. 

Família... minha vida! 

Deus... princípio, meio e fim! 

Anne Glauce é... uma sonhadora!