Image Map

sábado, 2 de março de 2013

O peso da Credibilidade


Se eu te pedisse que comentasse nessa postagem quem é a primeira pessoa que vem à sua cabeça quando falamos sobre "credibilidade"? Respondendo essa pergunta, logo me lembro de grandes jornalistas, afinal, são eles que lidam com todo tipo de notícias o tempo inteiro e se, como profissionais, eles não tiverem credibilidade, não adianta de nada. Agora, tirando o lado profissional, me referindo às pessoas e seus valores: à quem você atribui credibilidade? E você, tem credibilidade?
Engana-se quem pensa que tal atributo possa ser criado e por mais que você se considere alguém confiável e de crédito, lembre-se que este e um reconhecimento que vem de fora, de quem te cerca. Isso vale tanto para a vida pessoal quanto, principalmente, para a profissional.  Quantas vezes você se deixou atingir por gente que não tem credibilidade nenhuma? Gente que não tem um histórico bom, relacionado à fofocas, intrigas, escândalos. Eu acredito que muitas vezes, assim como um dia. Hoje sei separar as coisas melhor. 
Ter credibilidade é estar alinhado entre o quê você diz ser e é e, quê diz fazer e faz. Faz diferença quando você se dispõe a colaborar com o outro, seja para resolver algo, tomar a frente em alguma situação, apoiar o outro, escutá-lo e etc. Você pode jogar todo o seu crédito acumulado e toda aquela boa impressão no lixo se você não acreditar que mesmo a menor das atitudes faz diferença sempre. Importa muito se você se importa. Mas só se você se importa de verdade, porque discursar é fácil, mas ser de fato é difícil, pois não é algo que se faça para os holofotes, é algo que está em você e faz parte de você como um valor. Quem apostaria em uma pessoa, uma equipe, uma empresa que fosse mais ou menos confiável? Mais ou menos responsável? Mais ou menos comprometido?
A nossa essência é quem demonstra quem a gente é e, independente da situação, sempre, sempre, sempre é possível agir corretamente. Ser tornar um personagem para não bater de frente com qualquer situação difícil ou comprometedora, vai ser claro e evidente, não tenha dúvida. E tenha a certeza que a "corda" arrebentará no seu lado, o mais fraco. Então, invista em gerar credibilidade, e seja sempre você mesmo. Desde sempre.
Apoio: Baguete