Image Map

terça-feira, 5 de março de 2013

Minhas frustrações com o SBT

A televisão nacional tenta se reinventar a todo momento. Querem ter um padrão de excelência em imagem, técnica, estrutura, programação, mesmo investindo no popular. O SBT, para mim, peca na maioria desses quesitos ou até mais. Eu não sou o dono da razão, mas talvez seja isto o que falta para a emissora se consolidar de vez na vice-liderança nacional.
No quesito imagem, eu sempre quis que alguém compartilhasse da mesma ideia que eu. Eu reparo muito nessas coisas e há muito tempo vejo que a imagem do canal do Silvio tem uma imagem esbranquiçada, antiga, as cores são mais pálidas, sei lá! Só sei que é diferente da imagem da Globo que considero quase que perfeita. Eu não gosto desse tom de imagem do SBT, parecem que eles usam o mesmo sistema de transmissão desde o início da década passada. A TV Gazeta tinha imagem envelhecida, mas que foi alterada quando começaram a transmitir em HD e agora a imagem é excelente.
 Na parte estrutural da emissora eu não posso falar muito, mas com sei que a sede é gigante, mas eu ainda continuo achando que: ou os estúdios são pequenos, ou os cenários que eles fazem são muito restritos. Os cenários de programas trazidos de fora, como "Cante se Puder" ou "Um milhão na mesa" são bonitos e modernos, mas os cenários de programas da própria emissora como "Eliana", "Ratinho" ou "Casos de família" parece que são feitos inteiros de madeira bruta, nada muito trabalhado fora os telões que eles ainda botam. Outro dia eu estava mudando de canal e parei no Ratinho e vi o fundo do cenário era uma lona com uma imagem de uma favela impressa nela! Isso é inaceitável, pra mim! Eu adoro o sbt, mas as vezes eu tenho vergonha dos cenários deles.
Na parte técnica eu não vou falar muito, mas eles tem ótimos apresentadores, alguns mal aproveitados. Às vezes, sinto falta de um jogo de câmeras mais diferente, um pouco menos comum. Tem coisas que eu vejo em outras emissoras que são besteiras, mas quando o SBT faz eu até me impressiono. A programação em si tem muitas falhas. Programas excelentes como "SBT Repórter", "Conexão Repórter" e "De frente com Gabi" são jogados pra depois da meia noite! As tardes são dominadas por reprises de novelas velhas e mexicanas, tomando o lugar de coisas muito mais úteis e baratas que podiam ser aproveitadas no horário. No sábado então, o carro-chefe do dia é o Raul Gil e suas breguices, nada de bons programas, game shows, nada. Só reprises, enlatados e filmes repetidos.
Eu ainda estou confiante em dias melhores para a emissora do Silvio Santos, que já vem me agradando muito com suas campanhas publicitárias que envolvem todos os apresentadores, menos o maior deles, o que faz perder a graça. Eu torço, sim, para que os responsáveis por esses departamentos prezem mais pela qualidade e faturamento juntos e não priorizando apenas um deles ou que um toque divino os inspire a fazer uma emissora com um padrão de alta qualidade popular e não popularesca.